O maior congresso de tecnologia de consumo do mundo decorre virtualmente de 11 a 14 de janeiro, em Las Vegas (EUA).

Serão entregues vários prémios de aparelhos inovadores, considerados ‘wearables’ (vestíveis) como é o caso do BioButton, dispositivo médico para consultas remotas. Tem o tamanho de uma moeda, cola-se ao corpo e mede vários indicadores: temperatura, frequência cardíaca e respiratória de uma pessoa em tempo real. O seu objetivo é detetar possíveis sintomas do Covid-19, enquanto o usuário vai à escola, trabalha ou fica em casa. Basta colocar o dispositivo no peito e baixar um aplicativo. O sistema pode monitorar os sinais vitais até 90 dias.

Outro invento premiado destina-se a pessoas com problemas de visão/leitura. O ” OrCam Read” é um dispositivo leve e portátil com uma câmara inteligente que lê texto de qualquer superfície impressa ou tela digital. Este aparelho, vencedor na categoria de acessibilidade, foi desenvolvido para pessoas com deficiência visual e dificuldades de leitura como dislexia e fadiga.

Hardware

Outro prémio a entregar é da categoria de hardware e componentes de computador. O Spatial Reality Display, da Sony, é uma tela holográfica de 15,6 polegadas que permite ao usuário visualizar imagens 3D. A experiência ótica seria semelhante à obtida com óculos de realidade virtual. A tecnologia “deteta constantemente a posição dos olhos e oferece uma imagem 3D clara e brilhante”.


Spatial Reality Display de Sony SONY 16/10/2020EUROPA PRESS

Fotos digitais

“A estação de observação espacial mais compacta e fácil de usar do mundo.” É assim que a Vaonis, empresa que desenvolveu o aparelho vencedor na categoria de imagens ou fotografias digitais, descreve o que é o Vespera. Trata-se de um híbrido entre um telescópio inteligente e uma câmara projetada para tornar a astronomia acessível a um maior número de usuários. O dispositivo (de cinco quilos e com 57 centímetros) permite aos usuários fotografar o universo e compartilhar imagens de galáxias, nebulosas ou estrelas, com amigos ou astrónomos à volta do mundo.

Oculista em casa

Outro dispositivo vencedor é o Dr.VROR Eye, um capacete de realidade virtual projetado para o cuidado diário dos olhos. O aparelho realiza exame oftalmológico e informa o usuário do resultado via celular. Destinado à prevenção o aparelho realiza testes com um sistema de inteligência artificial para analisar, por exemplo, a acuidade visual, astigmatismo, daltonismo ou diplopia (a perceção da visão dupla).

Veículos inteligentes


Mayflower, no porto de Plymouth, em setembro de 2020. ALASTAIR GRANT / AP

Em setembro de 2020, a IBM anunciou a saída do navio autónomo Mayflower do Reino Unido para várias missões de pesquisa antes de cumprir sua meta de cruzar o Atlântico em 2021. O premiado Mayflower, na categoria veículos inteligentes e transporte, não tem capitão, nem tripulação. Um sistema de inteligência artificial controla a viagem e toma decisões com base em milhões de imagens marítimas. Desenvolvido pela IBM e pela organização sem fins lucrativos ProMare, o navio também coleta dados ambientais para ajudar a entender as mudanças climáticas e proteger o futuro dos oceanos. 

Porto e IM, 13.01.21(in El Pais.com)